Close

3 de abril de 2020

O SÍNDICO PROFISSIONAL DO FUTURO

O SÍNDICO PROFISSIONAL DO FUTURO

Inegavelmente, o mundo está evoluindo com muita velocidade, isso é devido à acelerada transformação que ocorre em função das tecnologias, automação e Indústria 4.0.Estamos vivendo em um mundo cada vez mais volátil, incerto e complexo.

Este novo cenário de muitas mudanças e novos direcionamentos afeta o mercado de trabalho.Há um grande desafio diante de toda essa complexidade, por esse motivo muitos questionamentos e estudos vêm sendo feitos.

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial um terço das habilidades consideradas essenciais no mercado de trabalho de hoje não serão mais necessárias até 2020.

A tecnologia faz com que cada vez mais as atividades manuais e repetitivas sejam automatizadas e ocorram independentemente dos esforços das pessoas.

Sendo assim, para acompanhar o ritmo das mudanças, precisamos nos armar de algumas habilidades comportamentais. Ou, no mínimo, aprimorar aquelas que já possuímos.

Tendo em conta que os robôs, embora muito “inteligentes”, não podem fazer trabalhos essencialmente humanos, gerar empatia e pensar estrategicamente.

Você deve estar se questionando o que fazer diante desse futuro que já está aí.

Primeiramente, asseguro a você que só o conhecimento técnico,embora de extrema importância e que deve sim ser constantemente aprimorado, não o manterá de forma sustentável no mercado da gestão condominial.

As mudanças que começam acontecer exige conscientização de que é preciso olhar para o desenvolvimento das habilidades humanas, pois será através delas que o Gestor Condominial se diferenciará na sua função.

Lembre-se que você lida diretamente com pessoas, condôminos, colaboradores, fornecedores, portanto muitos dos problemas que surgem são consequências dos gaps que envolvem o comportamento.

O Síndico Profissional do Futuro será mais humanizado com softs skills desenvolvidas tais como comunicação, pensamento criativo, empatia, resiliência, ética e liderança.

Sugiro, fortemente, que comece a desenvolver e/ou aprimorar essas competências, uma vez que o sucesso e consolidação do Síndico Profissional passará a acontecer pela humanização dessa atividade.

Denise Gensas Consultora Especialista em Gestão de Carreira e Desenvolvimento de Profissional / Idealizadora e coordenadora do Síndico Profissional Talks

*artigo publicado no Portal Click Síndico News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *